13.6.05

Spoilers de Batman Begins

Não leia se não quiser saber de surpresas do filme.
'Batman begins' mostra a origem do homem morcego num impecável filme de ação

Jamari França - Globo Online

RIO - O diretor Chris Nolan, de "Insônia" e "Amnésia," achou um ângulo inédito na história do morcegão justiceiro e partiu para o prequel "Batman begins'', que conta a história de Bruce Wayne da infância até a vida adulta, quando se transforma num justiceiro. A estréia nos Estados Unidos é 15 de junho e 17 no Brasil. No papel de Bruce/Batman está Christian Bale, de ''O maquinista'', ''Equilibrium'' e ''Reino de fogo.''

A história tem como cenário principal uma Gotham City dominada pela corrupção que nos soa bem familiar. Políticos, policiais e juízes corruptos, bandidos que operam livremente em troca de propinas e favores é o quadro da cidade, onde um policial íntegro é achincalhado por seus pares e uma assistente da promotoria não consegue condenar ninguém.

O personagem nasceu do pavor de Bruce Wayne menino por morcegos, quando cai num poço seco na propriedade da família e, enquanto espera socorro, zilhões dessas criaturas saem de um túnel voando freneticamente para cima. Este medo paralisaria toda a vida de Bruce em sua primeira encarnação. Sua família é dona de um império, as indústrias Wayne, apresentado como de vocação humanitária, mas parte do crime que campeia pela cidade é cometido por gente sem emprego e sem saída. Um deles assalta a família Wayne na saída da ópera, quando Bruce pediu para ir embora porque estava com medo dos monstros no palco. O assaltante inseguro mata seu pai e mãe, assolando o menino com uma mistura de culpa e raiva, fechando os sentimentos que o norteariam até a vida adulta.

Metade do filme é tomada pela luta de Bruce para achar um rumo, faz universidade sem convicção e acaba se tornando um vagabundo, roubando para sobreviver. Vai parar no fim do mundo, o Butão, um reino no Himalaia perto da China onde acaba numa penitenciária de tonalidades brasileiras, um chiqueiro, de onde é resgatado por um misterioso Henri Ducard, vivido por Liam Neeson, o jedi Qui-Gon Jinn de ''Guerra nas estrelas - A ameaça fantasma''. A citação é porque ele toma Bruce como discípulo treinando-o em parâmetros parecidos com os dos jedis: vencer o medo e usá-lo a seu favor, controle dos demais sentimentos, manejo de espadas e artes marciais, submetendo-se a duras provas de resistência e desenvolvimento físico.
O treinamento é feito numa escola nas montanhas de um certo Ra's al Ghul (Ken Watanabe), de uma certa Liga das Sombras, formada por ninjas negros, que Bruce pensa serem justiceiros até descobrir uma terrível verdade que o leva a deixar o lugar de maneira violenta e seguir para Gotham City, onde o espera o fiel mordomo Alfred Pennyworth (Michael Caine).

Ele decide lutar contra o crime, a princípio representado pelo mafioso Carmine Falcone (Tom Wilkinson) que tem todo mundo no bolso. No caminho, encontrará o Espantalho, um personagem vivido pelo psiquiatra Jonathan Crane (Cillian Murphy) armado com um aerosol que faz as pessoas pirarem de medo. E a misteriosa Liga das Sombras, que pretende varrer Gotham City do mapa com a arma de Crane.

A seu lado Bruce tem o policial honesto Jim Gordon (o camaleônico Gary Oldman), sua amiga de infância e amor enrustido, a promotora Rachel Dawes (Katie Holmes), o gênio inventor Lucius Fox (Morgan Freeman), que funciona para ele como o Q de James Bond, fornecendo material de altíssima tecnologia para ele criar a armadura de Batman e seu carro. Bruce escolheu o morcego para mostrar que venceu o medo e porque precisava levar o terror a seus inimigos, com um pesonagem das trevas cheio de mistérios.

O filme é despojado de elementos de humor, não tem vilão engraçadinho, Batman se fere e aparece como ser humano, super preparado pra fazer seu trabalho, mas humano.

Não faltam efeitos especiais e nem explosões e perseguições de carro, mas não fica apenas nos clichês de filmes de ação. O diretor Chris Nolan conseguiu imprimir sua estética sem aparentes concessões.

"Batman begins" pretende ser o primeiro de uma trilogia, o que vai depender especificamente da bilheteria. Christian Bale parece estar comprometido com os outros, o diretor Chris Nolan e o roteirista David Goyer (''Blade'', ''Cidade misteriosa'', ''Corvo: cidade dos anjos'') não sabem ainda. O final remete para uma continuação com um vilão bem conhecido. Resta-nos esperar.

P.S. Um quizz: quando o assassino dos pais de Bruce Wayne é solto, uma mulher o mata na saída da prisão, dizendo, antes, a frase: "Hey Chill, Carmine manda lembranças". Em que famoso filme de gangster um crime é cometido por um assassino que diz uma frase praticamente igual?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial